Biólogo articula apoios para instituir Reserva e Parque Ecológico em Tremedal


Publicado em 2015-01-19 16:04:19 | 173 Impressões | Escrito por 0


Biólogo 

articula apoios para instituir Reserva e Parque Ecológico em Tremedal

O biólogo Everaldo Santiago (de preto na foto) iniciou ano passado uma luta pela preservação da nascente da Serra do Cocho e sua mata ao redor (veja notícia anterior), no povoado Quati, próximo a São João dos Britos e Lagoa da Pedras. Vivendo e trabalhando em São Paulo, o jovem biólogo retorna todo ano para visitar seus pais, parentes e amigos e dar continuidade ao projeto.

Dessa vez, novamente de férias do trabalho em São Paulo, retornou com um pré-projeto da reserva ambiental e parque ecológico que pretende constituir na Serra do Cocho e um levantamento das leis ambientais do país, necessárias para embasar legalmente o projeto.

Após sua chegada em Tremedal, Everaldo já fez reunião na Câmara de vereadores para apresentar suas ideias e o projeto, na qual estiveram a Secretária de Meio Ambiente, a vereadora Mônica, o empresário Adilson, dentre outros cidadãos que se interessam pela defesa do meio ambiente. Além disso, ele já esteve na reserva refazendo o asseiro em torno da cerca de arame feita por ele com a ajuda de pessoas da região para proteger a nascente e a mata nativa, limpou as folhas secas das cacimbas e da minação principal do local e levou crianças e outros convidados, mostrando as belezas do local e explicando a importância da preservação daquele meio.

O TR foi convidado e tive o prazer de conhecer a nascente, a mata fechada, com uma diversidade de plantas, que formam um cenário de rara beleza e grande importância para o ecossistema no qual vivemos.

Everaldo busca junto às autoridades locais, Prefeitura, Sindicatos e Secretaria de Meio ambiente, o apoio necessário para que o seu Projeto possa ser colocado em prática, tornando o local legalmente uma reserva ambiental e um parque ecológico, para a visitação turística, estudos científicos e a melhoria do clima da região, que tende a se tornar cada vez mais árido sem esse tipo de vegetação.

serra do cocho      serra do cocho      serra do cocho

Mais fotos

Renato Abreu

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo o TR Notícias
Clique no botão abaixo e siga o TR Notícias no Instagram
Seguir no Instagram