Chuvas devem voltar à maior parte da Bahia


Publicado em 02/04/2024 | 119 Impressões | Escrito por Laís Jardim


Chuvas devem voltar à maior parte da Bahia

Os primeiros dias do mês de abril devem ter registros de chuvas em todas as regiões da Bahia. De acordo com os principais modelos internacionais de previsão do tempo, os volumes podem superar os 100 milímetros em algumas localidades, no entanto, algumas áreas do estado podem receber volumes abaixo dos 10 milímetros.

Os prognósticos dos diferentes institutos de meteorologia convergem sobre a alta circulação de umidade sobre o estado, com início nesta segunda-feira, 1º de abril e duração pelo menos até o fim da semana, no entanto, ainda são divergentes em relação à concentração e quantidade de chuva.

As previsões indicam ainda que a volta da chuva ao estado deve proporcionar uma alívio no calor forte que persiste há algumas semanas em muitas cidades.

.

O GFS (Global Forecast System), sistema global de previsão numérica do tempo do Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos, aponta chuvas acima de 50 mm em toda a faixa de divisa com Minas Gerais e Espírito Santo até domingo (7), além de toda metade oeste do estado e áreas do litoral, incluindo a Região de Salvador, com possibilidade de até 100 mm em algumas localidades.

Já o ECMWF (European Centre for Medium-Range Weather Forecasts) prevê chuvas mas bem distribuídas em todo o estado, também com acumulados entre 50 e 100 mm na maioria das regiões baianas.

.

Por fim, o Cosmo, modelo meteorológico utilizado pelo instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indica chuva mais concentradas, com acumulados de até 150 mm, apenas em uma faixa próxima às divisas com os estados de Tocantins, Piauí e Pernambuco, além da faixa litorânea ao norte de Salvador. Esta previsão se baseia na persistência da Zona de Convergência Intertropical (Zcit), que tem trazido chuvas volumosas à faixa norte da Região Nordeste há muitos dias.

Para o restante do estado, esta previsão indica apenas chuvas fracas e isoladas, com acumulados abaixo de 10 mm.

 

.

 

fonte: agenciasertao

 

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo o TR Notícias
Clique no botão abaixo e siga o TR Notícias no Instagram
Seguir no Instagram