Abastecimento de água comprometido em Tremedal


Publicado em 2013-09-30 09:22:24 | 1292 Impressões | Escrito por 0


Abastecimento de água comprometido em 

Tremedal

 

Os poços que abasteciam a cidade desde julho deste ano não estão suportando a demanda, tendo sido implantado um esquema de racionamento há quinze dias. Porém mesmo assim não está sendo possível atender à população, segundo a EMBASA local. Desse modo, estuda-se retornar à utilização da água do açude ou o abastecimento via caminhões-pipa.

A falta de água é um problema não apenas de Tremedal, mas de cidades próximas e de diversas outras regiões e estados e, até mesmo, de outros países. A situação de Tremedal foi discutida amplamente em um debate promovido pelo Fórum de Entidades em junho deste ano, ficando definido que o problema seria resolvido com a construção da adutora do rio Catolé e, posteriormente, a construção da represa no mesmo rio. Há ainda a ideia de se construir uma represa local na região do Espírito Santo, próximo ao povoado São Felipe, mas ainda sem projeto. Enquanto isso a cidade seria abastecida pelos poços artesianos, que, infelizmente, não estão suportando.

É importante que a população também faça sua parte, economizando água. Apesar de ser um benefício pago pelo consumidor, deve-se utilizar de maneira regrada para que não haja colapsos e para que todos possam ter acesso. Percebe-se cotidianamente desperdícios de água por pessoas ao lavarem calçadas e carros. A EMBASA local poderia, paralelamente à medida de racionamento, averiguar casos de má utilização da água fornecida, criar restrições para o uso e promover campanhas de conscientização do uso da água.

Renato Abreu


Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo o TR Notícias
Clique no botão abaixo e siga o TR Notícias no Instagram
Seguir no Instagram