Associação de Carlos Müller realiza festa tradicional


Publicado em 2013-08-01 19:25:20 | 210 Impressões | Escrito por 0


Associação de Carlos Müller realiza festa 

tradicional

A associação dos Pequenos Produtores Rurais de Carlos Müller foi fundada em 1997, baseada nas leis do estatuto que lhes garantem os seguintes direitos: promover o transporte, o beneficiamento, o armazenamento, a classificação, a industrialização, a assistência técnica e outros serviços necessários à produção, bem como auxiliar no assessoramento ou representação dos associados na comercialização de seus produtos. É também de competência da associação manter serviços próprios de assistência médica, dentária, recreativa, educacional e jurídica no que diz respeito à ecologia, meio ambiente, defesa do consumidor e celebrar o convênio com entidades públicas ou privadas.

Essa associação é composta por 75 sócios atualmente, trabalhadores do campo, que se uniram com o objetivo de melhorar suas condições de vida e procurar caminhos para terem acesso às políticas públicas, que não viam funcionar como deveriam. Apesar da intensa luta e as vitórias conquistadas, que lhes permitiram ter acesso a muitos benefícios que almejavam, muitos ainda vivem sem acesso à energia elétrica, à saúde pública, à informação, à informática, à água. Mas essa é uma associação forte e que acredita que hão de conquistar ainda tudo que tem direito.

Aconteceu neste sábado (27) a tradicional festa da associação para a arrecadação de fundos. A festa foi programada com bastante antecedência, desde o mês de maio os associados já começaram a se organizar para essa data, o que resultou em uma festa bonita, animada, atrativa e diversificada, fazendo a alegria de crianças a idosos. O único problema foi a falta de apoio com o qual contavam os associados, como o espaço cimentado existente no local, o qual foram impedidos de utilizar e o barracão para cobertura do espaço, que também não foi liberado. Conseguiram, então, a cobertura em outra cidade.  Também pessoas de outras localidades fizeram questão de prestigiar a festa ao saberem do esforço do pessoal para que ela acontecesse. O espaço público negado foi devidamente isolado e comunicado pela presidente de que não poderiam utilizar.

A presidente da associação ressalta que procurou o poder público municipal com bastante antecedência e que solicitou tal estrutura para a festa através de documento escrito, tendo sido para ela uma surpresa a negação na última hora. O associado, Sr. Israel Fernando, comenta: “Ficou ruim porque a festa não aconteceu no cimentado, onde sempre aconteceu nas outras vezes”. Outro associado, o Sr. Durval, diz: “Não entendo porque a festa não pôde acontecer onde era de costume”.

Apesar disso não faltou animação com as brincadeiras: mordida na maçã, pau de sebo, corrida de saco – que arrancaram muitas gargalhadas do público –, valsa dos idosos, sorteio de cestas básicas, bingos e o tradicional forró. A festa foi um resgate das tradicionais festas que existiam nas regiões de Tremedal há vinte ou 30 anos atrás, onde a comunidade se reunia para esse tipo de brincadeira, com simplicidade, espaço para criança, jovem, adulto e idoso. A presidente da associação se disse muito feliz com o evento e a contribuição de todos os associados para a organização.

Em rápida conversa com o prefeito, ele nos disse que não tomou conhecimento da real situação que houve, ficando ciente apenas posteriormente que o problema envolvia questões pessoais de pessoas do local e que irá conversar com o pessoal da comunidade para esclarecer o assunto.

Mais fotos

Renato Abreu

 

 


Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo o TR Notícias
Clique no botão abaixo e siga o TR Notícias no Instagram
Seguir no Instagram