PAA reinicia atividades no municí pio


Publicado em 2013-07 -29 22:57:26 | 119 Impressões | Escrito por 0


PAA reinicia atividades no municí

pio

Aconteceu nesta quarta-feira (24), no antigo Colégio Adelmário Pinheiro, à Praça Adelmário Pinheiro, a reunião de reinício das atividades do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no município.

O PAA é um programa que compra produtos alimentícios, em sua maioria de agricultores e produtores rurais do município, e repassa para pessoas carentes e entidades. Para participar do programa o produtor deve ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) atualizado, que é uma identificação do produtor que faz parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF). Pode também o produtor se encaixar no PAA através de associação rural. A coordenação estará fazendo um novo cadastro dos produtores para essa nova etapa. Dentre os produtos adquiridos pelo Programa estão, biscoitos, bolos, alface, verduras, legumes e frutas.

A vereadora Maria Mônica fez a abertura da reunião em nome da Secretária de Assistência Social, Cássia. A coordenadora do PAA, Patrícia, falou em seguida, apontando os próximos passos para o funcionamento efetivo do setor. A explanação geral sobre o Programa ficou por conta de Jurandir, técnico regional do PAA, que acompanha as cidades que fazem parte da região de Vitória da Conquista.

Um pouco sobre as atividades da Assistência Social

Foram adquiridos 5.220 kg de leite em pó para serem distribuídos para as famílias em situação de vulnerabilidade e que são acompanhadas pelo CRAS, Pastoral da Criança e demais associações registradas na Assistência. As associações existentes na cidade, cujo registro esteja pendente, devem procurar Patrícia na Assistência Social, à praça Adelmário Pinheiro, para regularizar.

Em conversa com a vereadora Mônica, que acompanha os trabalhos da Assistência, ela informou que a Assistência Social irá aderir ao Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) através do território de Vitória da Conquista, o que possibilitará a construção inicialmente de 50 casas populares no município. Ainda segundo a vereadora, o setor foi deixado com muitas dívidas pela gestão anterior, inclusive com agricultores, dificultando a retomada dos trabalhos, mas que já foram regularizadas.

Deverá iniciar-se junto à assistência o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) criado em 2011 e que terá como coordenadora no município Welza Santos Pena. O programa trabalhará em parceria com o SENAI, SENAR, SENAT e SENAC, que são Serviços de Aprendizado Industrial, Rural, de Transporte e Comercial. Tem como principal objetivo ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

Mais fotos

Renato Abreu

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo o TR Notícias
Clique no botão abaixo e siga o TR Notícias no Instagram
Seguir no Instagram