Elefantes brancos, desperdício de dinheiro público


Publicado em 2013-07-13 22:58:41 | 396 Impressões | Escrito por 0


Elefantes brancos, desperdício de dinheiro 

público

Constantemente vemos reportagens sobre estabelecimentos públicos em más condições de conservação, com mau funcionamento ou, pior, esquecidos no tempo, sem conclusão das instalações necessárias ao seu funcionamento, ou, mesmo quando concluída a obra, sem utilização, não vindo, desse modo, a ter qualquer serventia para aqueles que os financiaram: todos nós, através dos altos impostos. Este é um grande problema social, além de outros tantos, como a corrupção no meio político, que consome a grande maioria da verba pública, a qual, se bem investida, poderia sanar diversas deficiências dos serviços públicos como educação e saúde.

Como é de conhecimento de todos os moradores do município Tremedal e mesmo de cidades circunvizinhas, há mais de oito anos, o matadouro público foi construído a fim de que fosse corrigido e mantido o asseio necessário no abatimento de gado no município, tornando a carne um produto de melhor qualidade para o consumidor. A obra está totalmente construída, contudo faltam os devidos equipamentos para o funcionamento definitivo. Além disso, há indícios de irregularidades na construção, ou seja, a obra não foi realizada seguindo o padrão determinado no projeto.

O assunto já gerou muitas alfinetadas, acusações, transferências verbais de culpa, resultando na não continuidade da obra. O fato é que a estrutura está vazia, impossibilitada de ser utilizada, o abate continua sendo realizado de maneira anti-higiênica e a população, que já pagou pelo novo matadouro, continua consumindo essa mesma carne.

poço artesiano  poço artesiano

 

 

 

 

Há também poços artesianos perfurados em regiões do município e que não tiveram devidamente instalados os equipamentos para que a população próxima a eles possa usufruir de suas águas.

Há ainda os veículos, que são adquiridos para o serviço público e, em poucos anos, já não tem mais condições de uso, sendo simplesmente encostados em um canto, onde viram ferro-velho.

veículos

A mais recente obra iniciada em Tremedal foi a reestruturação da antiga quadra de esportes, que fica no centro da cidade e que era utilizada principalmente pelos alunos do Centro Educacional de Tremedal, maior colégio da sede e que não possui uma quadra poliesportiva própria.

A quadra, que já não apresentava condições de utilização devido à deterioração pelo uso e o tempo, começou a receber uma reforma e modificações em sua estrutura no início de 2012, não vindo a serem concluídas as obras, que não deram sinais de continuidade até o momento, nem satisfação do dinheiro disponibilizado pelo Governo Federal para tal fim.

quadra de 

esportes  investimento em quadra

 

 

 

É inadmissível, no grau de instrução que estamos e de evolução social, sermos obrigados a consumir carnes provenientes de abatimentos de maneiras rústicas, primárias e anti-higiênicas. Assim como de nada serve um poço artesiano que não se pode ter acesso à sua água. Também deixar uma obra onde se investiu dinheiro público parada, sujeita a deterioração com o tempo, significa mais gasto para recuperá-la depois e demonstra a falta de zelo com o dinheiro público. Um cidadão não pode permitir que o seu dinheiro seja utilizado sem planejamento, sem que nos retorne em forma de benfeitorias públicas úteis e utilizáveis, de maneira arbitrária, deixando obras, às vezes literalmente, no meio do caminho. Não alimentemos esses elefantes brancos.

Renato Abreu / Gilmar Ribeiro

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo o TR Notícias
Clique no botão abaixo e siga o TR Notícias no Instagram
Seguir no Instagram