O Brasil confirmou os seis primeiros casos de Covid-19 causados pela variante ômicron do coronavírus.


Publicado em 06/12/2021 | 786 Impressões | Escrito por Gilmar Ribeiro


O Brasil confirmou os seis primeiros casos de Covid-19 causados pela variante ômicron do coronavírus.

Detectada pela primeira vez na África do Sul no final de novembro, essa nova versão do agente infeccioso vem chamando a atenção de especialistas pela quantidade e pela variedade de mutações genéticas.


Estudo preliminar aponta que ômicron causa mais reinfecções de Covid-19
Por ora, há suspeitas — mas não confirmações — de que essa variante seja mais infecciosa e consiga "driblar" a imunidade obtida após a vacinação ou a recuperação da Covid-19. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera desde a semana passada a ômicron como uma "variante de preocupação", e um dos motivos é porque ela potencialmente possa provocar mais reinfecções.


Nos últimos dias, a ômicron já foi detectada em todos os continentes. Até o momento, a porção sul da África concentra a maioria dos casos.

Rio Grande do Sul
O governo gaúcho confirmou no dia 3 de dezembro o sexto caso de Covid-19 causado pela ômicron no Brasil.

De acordo com as informações divulgadas pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde, trata-se de uma mulher que mora na cidade de Santa Cruz do Sul (a 155 km de Porto Alegre) e que esteve na África do Sul pouco antes do diagnóstico.

A paciente, que já havia tomado duas doses de vacina, está em isolamento domiciliar e as autoridades vão testar todas as pessoas com quem ela teve contato nos últimos dias.

Daniela Dumke, secretária de Saúde de Santa Cruz do Sul, disse que o município seguiu todos os protocolos nacionais e internacionais de detecção e isolamento e a população pode se tranquilizar.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo o TR Notícias
Clique no botão abaixo e siga o TR Notícias no Instagram
Seguir no Instagram