Hospital Espanhol vai participar de estudo com células-tronco para tratamento da Covid-19


Publicado em 04/10/2021 | 500 Impressões | Escrito por Gilmar Ribeiro


Hospital Espanhol vai participar de estudo com células-tronco para tratamento da Covid-19

O Hospital Espanhol, em Salvador, que está funcionando de forma emergencial e como unidade de campanha exclusiva para a Covid-19, vai participar de um estudo que vai analisar a efetividade de terapia celular avançada para tratamento de pacientes com pneumonia viral em decorrência da Covid. A pesquisa foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na sexta-feira (1º).

Se trata de um estudo clínico de fase 1 e 2 com produto à base de células-tronco mesenquimais alogênicas, com o objetivo principal de avaliar a segurança no tratamento de pacientes com pneumonia causada por Sars-CoV-2. O estudo é patrocinado pela Associação Paranaense de Cultura (APC) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). 

De acordo com a Anvisa, o estudo vai contar com 60 pacientes voluntários. Para serem incluídos na pesquisa, os participantes precisam apresentar quadro de pneumonia viral causada pelo Sars-CoV-2 e confirmado por testes do tipo RT-PCR, em situação moderada ou grave. Além disso, é exigido que os pacientes participantes assinem um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).
Além do Hospital Espanhol, outros cinco centros clínicos participarão da pesquisa. São eles: o Hospital do Trabalhador, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná e o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, todos de Curitiba, no Paraná; o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul; e o Instituto Nacional de Cardiologia, no Rio de Janeiro.

Conforme nota da Anvisa, os dados de segurança coletados durante o ensaio clínico serão supervisionados por um comitê independente de monitoramento de segurança, formado por especialistas independentes de diversas áreas do conhecimento.

A agência informou que estabeleceu estratégias e compromissos com o patrocinador para o monitoramento intensivo do estudo clínico.

No Brasil não há registro ou aprovação de produtos de terapia avançada à base de células para nenhuma das fases da Covid-19, acrescenta a Anvisa.

 Fonte: Bahia Noticias

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo o TR Notícias
Clique no botão abaixo e siga o TR Notícias no Instagram
Seguir no Instagram