Uma frente fria vinda do sul promete diminuir as temperaturas na maior parte do país


Publicado em 16/07/2021 | 469 Impressões | Escrito por Daniel Costa


Uma frente fria vinda do sul promete diminuir as temperaturas na maior parte do país

Forte massa de ar frio vai derrubar a temperatura no Sul e em partes do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil. Não será uma incursão de ar polar tão intensa quanto a registrada no fim de junho, mas novamente o ar frio terá uma trajetória continental, avançando pelo interior do continente, e trazendo acentuado declínio da temperatura em diversos estados.

Com a passagem de uma frente fria, a temperatura caiu nas últimas horas no Rio Grande do Sul a partir do ingresso de ar mais frio, entretanto um reforço significativo de ar polar chegará no fim de semana. Será impulsionado por um ciclone extratropical a Leste da Argentina e do Uruguai.

Por isso, o resfriamento mais acentuado terá início no fim de semana, principalmente no domingo, quando o ar mais gelado estiver avançando pelo Sul do Brasil e o Centro-Oeste. As mínimas e máximas terão queda acentuada com sensação de muito frio reforçada pelo vento.

Devido à influência do ar polar, a temperatura estará muito baixa durante as madrugadas da próxima semana no Sul do Brasil e em parte do Centro-Oeste, como o Mato Grosso do Sul e áreas mais a Oeste do Mato Grosso. No Rio Grande do Sul, as menores mínimas vão se dar entre domingo e quarta-feira da semana que vem.

A MetSul projeta marcas negativas ou próximas de 0ºC em grande número de cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina na primeira metade da próxima semana. Pontos de baixadas do Noroeste gaúcho podem registrar -3ºC a -4ºC. A área de Santa Maria, no Centro gaúcho, pode ter 1ºC a 2ºC. Em Uruguaiana, no Oeste, 2ºC a 4ºC de mínimas na primeira metade da semana que vem. Na fronteira com o Uruguai, Quaraí e Livramento podem baixar a marcas de -2ºC a 0ºC nas madrugadas maias frias. E, no Sul, na região de Pelotas pode fazer 1ºC ou 2ºC.

A chegada de ar mais frio já será percebida no sábado, mas na maior parte do Estado e do restante do Sul do Brasil só no domingo e com vento. Projeta-se vento moderado com rajadas por vezes fortes de 60 km/h a 80 km/h, sobretudo no Sul e no Leste gaúcho. A temperatura baixa combinada com o vento resultará em sensação térmica bastante baixa e de muito frio, especialmente no final do sábado e durante o domingo. O vento tende a ceder na segunda-feira.

Metsul meteorologia

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo o TR Notícias
Clique no botão abaixo e siga o TR Notícias no Instagram
Seguir no Instagram