Produtores rurais terão prejuízos com ataque de cigarrinhas às pastagens


Publicado em 07/12/2020 | 143 Impressões | Escrito por Daniel Costa


Produtores rurais terão prejuízos com ataque de cigarrinhas às pastagens

Apesar do bom índice de chuvas neste final de ano, o produtor rural não pôde comemorar muito com o ataque de um tipo de inseto às pastagens, conhecida como cigarrinha.

A cigarrinha é um inseto que ataca o capim destinado ao alimento do gado, dos cavalos e carneiros nesta região. Ela suga os nutrientes da planta até secar, deixando o pasto bastante degradado. Em poucos dias de ataque da cigarrinha, é possível perceber o amarelamento do pasto e, em seguida, tornando-se totalmente seco, a ponto de ser incinerado, mesmo estando em pleno período de chuvas. 

Há algum tempo atrás este inseto era desconhecido dos produtores desta região, apesar de sempre conviver com outras intempéries, como gafanhotos, lagartas, falta de chuvas, difícil acesso até o mercado, desvalorização do produto local etc.

Esta é uma praga das que mais prejudicam as gramíneas, pois pode exterminar um pasto totalmente, deixando apenas outros tipos de vegetação, pelas quais ela não é atraída.

Os produtores rurais de Tremedal lamentam os prejuízos que já calculam ter. Num momento em que deveriam estar com os pastos fechados de folhagem e prontos para receberem o gado, tendo um bom desenvolvimento, terão que se contentar com uma pastagem rala (isso se derem sorte de não perde-la totalmente) e esperar as chuvas novamente para brotarem.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo o TR Notícias
Clique no botão abaixo e siga o TR Notícias no Instagram
Seguir no Instagram