Eleições 2020: nº de inscrições de mesários voluntários na Bahia aumenta cerca de 40%


Publicado em 04/09/2020 | 820 Impressões | Escrito por Gilmar Ribeiro


Eleições 2020: nº de inscrições de mesários voluntários na Bahia aumenta cerca de 40%

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Bahia registrou um aumento de cerca de 40% na inscrição de mesários voluntários para as eleições municipais de 2020. Conforme o órgão, até o mês de agosto, 14.330 eleitores se inscreveram para atuar no pleito em novembro. O número de voluntários no mesmo período, em 2018, quando houve eleições estaduais e presidencial, foi de 10.739. Segundo o TRE, o aumento registrado é ainda mais relevante considerando o contexto da pandemia do novo coronavírus. Desde 2006, quando a Bahia iniciou o cadastro online, mais de 96 mil pessoas já se voluntariaram para atuar como mesários nas eleições.

De acordo com o órgão eleitoral, Salvador, o maior colégio eleitoral do estado, com cerca de 4.224 seções, precisa de cerca de 17 mil mesários. Em nível estadual, aproximadamente 110 mil pessoas serão convocadas como mesários nas votações de novembro. A Bahia tem 27.105 seções eleitorais, número que ainda pode sofrer alterações até o dia do pleito.

O trabalho do mesário não é remunerado. A Justiça Eleitoral vai realizar treinamento online e, no dia da votação, adotará protocolos rígidos de segurança, como a ampliação de mais uma hora para votar, além do fornecimento de EPIs, entre os quais, máscaras e álcool em gel.

Bahia ainda precisa de inscrições

O presidente do TRE-BA, desembargador Jatahy Júnior, comemorou o aumento no número de inscrições de mesários voluntários no estado, mas informou que o estado ainda precisa de um número maior.

O gestor do Eleitoral baiano, que também lidera o Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), agradeceu aos que já se inscreveram e aproveitou para convocar aqueles que não são do grupo de risco a fazer o mesmo.

“Estamos superando as expectativas, mas ainda precisamos de mais pessoas dispostas a ajudar. Tranquilizo a todas e todos de que tudo será feito sem perigo à saúde, para que possa ser prestado esse relevante serviço à nação”.

Além do site do TRE-BA, as inscrições para mesários voluntários podem ser feitas pelo aplicativo e-Título, que está disponível para download nas plataformas Android e iOS.

Quem pode ser mesário?

O eleitor deve ser maior de 18 anos e estar em situação regular perante a Justiça Eleitoral. (Entre as exceções, estão candidatos e parentes, até o segundo grau, ainda que por afinidade, inclusive o cônjuge; membros de diretórios de partidos políticos com função executiva; autoridades, agentes policiais e funcionários no desempenho de funções de confiança do Executivo, além de funcionários do serviço eleitoral)

Direitos

O mesário recebe auxílio-alimentação no 1º turno e, se houver, no 2º turno das eleições;

Dois dias de folga para cada dia trabalhado na função;

Dois dias de folga para cada dia de treinamento oferecido pela Justiça Eleitoral;

Certificado dos serviços prestados à Justiça Eleitoral;

Preferência no desempate em concursos públicos (desde que previsto em edital);

Para universitários de instituições conveniadas, as horas trabalhadas valem como atividade extracurricular.

 

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo o TR Notícias
Clique no botão abaixo e siga o TR Notícias no Instagram
Seguir no Instagram