Pedras em fila para marcação de consulta e falta de médico geram polêmica em Tremedal


Publicado em 26/09/2019 | 464 Impressões | Escrito por Renato Abreu


Pedras em fila para marcação de consulta e falta de médico geram polêmica  em Tremedal

Segundo as informações, na semana passada uma imensa fila se formou para marcação de consultas médicas após o retorno de férias do médico da unidade do posto de saúde Durval Rocha, desde a noite do dia anterior, inclusive com a utilização de pedras para marcar lugares na fila, o que gerou discussões entre as pessoas que ali estavam.

Os cidadãos reclamam de que as marcações de consultas médicas acontecerão apenas uma vez por mês, inclusive já tendo sido agendadas, com essa primeira demanda após a volta do médico, até o início de novembro.

Moradores do distrito Lagoa Preta entraram em contato com o TR informando que a unidade saúde local está sem médico e que a enfermaria tem profissional apenas em alguns dias alternados.

O TR conversou com a secretária de saúde e a coordenadora da área de atendimentos, Tatiana Leite e Micaele Brito, que esclareceram os pontos abordados.

Segundo elas os médicos das unidades de saúde são do programa Mais médicos, do Governo Federal, e que eles têm direito a férias, não sendo possível repor durante esse período, porém ficando o hospital municipal com médico regularmente à disposição para casos emergenciais.

Sobre as confusões ocorridas na fila de marcação de consultas no posto de saúde, disseram que foi devido ao período em que o posto ficou sem médico e também pelo profissional ser reconhecido, o que leva todas as pessoas a quererem fazer consultas de rotina. Disseram ainda que estão estudando formas de melhorar o sistema de marcação, colocar em mais dias para que os problemas sejam minimizados.

Sobre as pedras colocadas na fila, após rumores e acusações da autoria, uma pessoa da sociedade foi até a secretaria e assumiu o ato, dizendo que o fez por necessidade e que acha correto. Porém foi advertida para que não o fizesse novamente.

Quanto ao caso de Lagoa Preta, disseram que o médico está de férias e que a enfermeira trabalha normalmente em período integral, contradizendo as informações recebidas.

Sobre a Policlínica

Na oportunidade foi esclarecido também sobre o encaminhamento de pacientes à Policlínica em Vitória da Conquista, em consórcio com os demais municípios vizinhos.

Foi informado que o paciente precisa passar por um clínico na cidade e, este, solicitando exames, podem ser marcados na secretaria municipal de saúde para serem realizados na Policlínica. No dia do exame, um veículo vindo de Piripá, passa por Tremedal e transporta os pacientes até Vitória da Conquista, retornando com os mesmos no final do dos atendimentos.

Foto ilustrativa

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo o TR Notícias
Clique no botão abaixo e siga o TR Notícias no Instagram
Seguir no Instagram