Sindicato dos Trabalhadores rurais renova DAPs de produtores rurais


Publicado em 02/09/2019 | 1158 Impressões | Escrito por Renato Abreu


Sindicato dos Trabalhadores rurais renova DAPs de produtores rurais

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais está recebendo os produtores rurais para renovação do Documento de Aptidão ao Pronaf (DAP), que é feito a cada dois ou três anos, como também atualizando dados devido a mudanças no núcleo familiar, ou outro.

Na sexta-feira, dia da feira livre de Tremedal, os produtores rurais aproveitam para resolver diversos assuntos na cidade, além de fazer as compras. A sede do sindicato esteve cheia na última sexta-feira (30), onde os produtores também contam com um gostoso café, água e um ambiente receptivo.

DAP e Políticas Públicas

A DAP foi criada para identificar e qualificar o agricultor familiar e permitir acesso diferenciado às políticas públicas. Atualmente a DAP concede acesso a mais de 15 políticas públicas, dentre elas o crédito rural do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), os programas de compras instrucionais, como o de Aquisição de Alimentos (PAA) e o de Alimentação Escolar (PNAE), a Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), o Programa Garantia Safra e o Seguro da Agricultura Familiar.

Onde renovar o documento

Os órgãos e entidades emissores de DAP estão presentes em 98% dos municípios brasileiros. Para renovar o documento, basta o agricultor ir até um órgão autorizado, que pode ser o escritório da empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural mais próximo (Emater) ou os sindicatos de representação da agricultura familiar.

A atualização assim como a emissão da DAP é gratuita e não é permitida a cobrança de qualquer importância em dinheiro, nem mesmo, exigência de filiação a qualquer entidade.

Fonte: Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tremedal / 

Fotos Tiago

 

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo o TR Notícias
Clique no botão abaixo e siga o TR Notícias no Instagram
Seguir no Instagram