Como andam as coisas na Câmara Municipal?


Publicado em 2013-03 -15 23:46:45 | 176 Impressões | Escrito por 0


Como andam as coisas na Câmara 

Municipal?

 

Passando pela Câmara Municipal no final da manhã da última quinta-feira (11) presenciei parte da sessão dos vereadores, que acontece semanalmente nesse dia, no período da manhã. Nela estavam presentes nove dos onze vereadores: Odair, Marlete, Paulo Célio, Levy, Mônica, George, Adisélio, José Ornélio e Ivanildo, ausentando-se os vereadores Daniel e José Fernandes. Com uma plenária vazia, o público presente contava cerca de dez pessoas apenas.

Foram discutidas indicações de instalação de poço artesiano, nomeação de PSF, construção de quadra poliesportiva dentre outras. As maiores discussões se deram em torno da COMDEC (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil), cuja principal ação no município é o abastecimento de residências sem água através dos carros-pipa, da merenda escolar, que ainda não chegou às escolas desde o início do ano letivo há um mais de um mês, e do reajuste do salário de diretor e vice-diretor de escola municipal.

O projeto COMDEC foi aprovado, mesmo com questionamentos do vereador Adisélio, ficando composto por representantes do governo municipal e de entidades, como sindicatos e igrejas.

sessão 

camara

Quanto à merenda escolar, a vereadora Marlete explicou que cobrou da Secretaria Municipal de Educação, a qual explicou que a matricula de novos alunos após a cotação da merenda obrigou-os a refazer o cálculo, assim como a reorganização do cardápio com a aquisição de produtos mais saudáveis para os alunos foram as causas da delonga.

O salário dos diretores foi também aprovado, ficando da seguinte forma:

- 1.700,00 (um mil setecentos reais) + 50%, para escolas de pequeno porte (51 a 300 alunos).
- 2.300,00 (dois mil e trezentos reais) + 75% de gratificação pelo exercício da função, para escolas de médio porte (301 a 600 alunos).
- 2.800,00 (dois mil e oitocentos reais) + 100% de gratificação pelo exercício da função, para escolas de grande porte, (601 acima).
- Vice-diretor, será remunerado com valor correspondente a 50% ao nível de cada escola (por 20 horas semanais), ou seja, se o correspondente for de grande porte (601 alunos acima) o vice-diretor ganhará metade do valor recebido pelo diretor.

Um diretor de escola municipal possui uma jornada de 40 horas semanais e recebe atualmente em torno de R$ 1.500,00 reais.

Os vereadores George e Adisélio comentaram sobre a plenária vazia, diferentemente do que acontecia no ano anterior, ressaltando a importância de a comunidade acompanhar o que está sendo discutido e votado.

Renato Abreu

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo o TR Notícias
Clique no botão abaixo e siga o TR Notícias no Instagram
Seguir no Instagram