Associação de produtores rurais de Salininha inaugura seu banco de sementes


Publicado em 02/06/2019 | 950 Impressões | Escrito por


Associação de produtores rurais de Salininha inaugura seu banco de sementes

Aconteceu nesta sexta-feira (31) à tarde a inauguração do banco de sementes do povoado Salininha.

Os bancos comunitários de sementes são tecnologias sociais de armazenamento, distribuição, doação e "empréstimo" de sementes nas comunidades. Ele é um instrumento de conservação da história da própria comunidade.

O projeto coordenado pela equipe do Centro de Convivência e Desenvolvimento Agroecológico do Sudoeste da Bahia (CEDASB) está sendo desenvolvido em divesas regiões através das associações rurais. No povoado Salininha, rapidamente a associação colocou em prática.

Com orgulho do belo trabalho realizado, Everaldo, um dos membros da associação, falou da importância do banco na conservação das sementes para que o agricultor possa garantir a continuidade de sua produção de um ano para outro sem perder a qualiade dos seus produtos agrícolas. Joaquim Pereira, presidente da Aspa (Associação dos pequenos agricultores de Salininha e região) também comentou sobre o empenho de todos os associados para a realização do projeto.

Estiveram presentes, além da comunidade local, os técnicos do CEDASB, O diretor do Centro Educacional, Jailton Avelar, a representante da associação Boa semente (povoado Matança), Cássia Ferraz, os artistas Felipe Amaral e Lázaro Mateus, o poeta Jesuíno Farias e artistas locais, Evangelista e Luciano Patez e também animadas apresentações teatrais com Maria de Lurdes, Edna Rodrigues, Edileuza Pereira e Eronice Ferraz.

Mais

Renato Abreu

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo o TR Notícias
Clique no botão abaixo e siga o TR Notícias no Instagram
Seguir no Instagram