ADAB apreende carnes em Belo Campo


Publicado em 09/04/2019 | 49362 Impressões | Escrito por


ADAB apreende carnes em Belo Campo

Nesta segunda-feira (08) a ADAB - Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, realizou uma operação de apreensão de carnes em boxes e açougues na cidade de Belo Campo. As carnes identificadas como de abate clandestino foram apreendidas pelos agentes e impossibilitadas de uso através da aplicação de um composto químico denominado de Criolina.

De acordo as informações a ADAB tem realizado visitas esporádicas em municípios da região para detectar se há situações semelhantes àquelas encontrados em Belo Campo, no qual foram encontradas carnes oriundas de abates clandestinos e também em condições de conservação inadequadas.

A condição de conserva é algo que deve ser fiscalizado pelo próprio consumidor, selecionando açougues com melhores condições de conservação para a carne, mas, em se tratando do abate dentro das normas como se espera que seja, há uma questão de solução complexa, que por sua vez condiciona abatedores, pecuaristas e, mesmo, o consumidor a seguirem na contramão do que é proposto como o correto, pois, sabe-se que em pouquíssimos municípios há abatedouros adequados, por exemplo, na região de Belo Campo e Tremedal, há somente o de Vitória da Conquista, a cerca de 80 km.

O manejo do gado para abate neste local eleva o valor da carne para o consumidor, desvaloriza o produto local e condiciona o açougueiro a comprar de empresas e corporações, enfraquecendo todo o comércio local. Ou seja, é uma questão de saúde e economia.

Gilmar Ribeiro

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo o TR Notícias
Clique no botão abaixo e siga o TR Notícias no Instagram
Seguir no Instagram