Finalmente agentes de saúde e de endemias receberão equivalente ao piso nacional


Publicado em 28/02/2019 | 129 Impressões | Escrito por


Finalmente agentes de saúde e de endemias receberão equivalente ao piso nacional

Aconteceu nesta quinta-feira (28) a segunda sessão legislativa do ano na câmara municipal à praça da Matriz cuja principal pauta foi a votação de uma emenda ao orçamento municipal que trata do piso dos agentes de saúde e de endemias.

Ao início da sessão o presidente cedeu a palavra ao representante jurídico do Sindicato dos servidores públicos de Tremedal, que fez um apanhado do assunto relacionado à categoria dos agentes de saúde e de endemias e o processo que culminou na conquista do piso salarial.

Desde 2014 a lei do piso foi aprovada pelo legislativo nacional (reveja notícia), mas Tremedal não vinha pagando o valor referente ao piso estabelecido nacionalmente sob a justificativa de que o governo federal não repassava verba suficiente para tal e também pela necessidade de ser ratificada pelo Legislativo municipal para que se tornasse lei municipal. Após muita luta dos servidores da categoria organizados sindicalmente (reveja notícia), o projeto passou pela câmara, mas mesmo assim continuou sem ser executado (reveja notícia 1 e notícia 2).

Finalmente, após muitas idas e vindas, os servidores conseguiram que a câmara municipal inserisse na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2019 a previsão para que fossem pagos os vencimentos dos agentes de saúde e de endemias a nível do piso nacional, cerca de R$ 1.200,00. Na sessão foi também aprovada a recomposição do índice inflacionário para cargos de carreira do magistério e também dos demais servidores.

A plenária da câmara ficou lotada com os servidores da categoria e outros cidadãos que estiveram presentes para prestigiar a sessão. Estiveram presentes também o presidente e o diretor do Sindicato, Edimar Rocha e Francisco Silva, e o vice-prefeito, Paulo Célio.

Outros assuntos relacionados ao município foram tratados pelos edis em seus expedientes de fala. Confira a sessão no TR YouTube.

Renato Abreu

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo o TR Notícias
Clique no botão abaixo e siga o TR Notícias no Instagram
Seguir no Instagram