Campanha de Vacinação Antirrábica


Publicado em 20/07/2018 | 223 Impressões | Escrito por


Campanha de Vacinação Antirrábica

Sábado 28 de Julho é o dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos.

Desde o início do mês, vem ocorrendo em vários pontos do município a vacinação que previne e imuniza cães e gatos contra o vírus da raiva animal, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica. O principal objetivo desta ação é estabelecer uma barreira imunológica capaz de interromper a transmissão do vírus a população canina e felina.

28 de julho (sábado), foi a data escolhida para o dia D da campanha de vacinação antirrábica, na sede do município. As pessoas que possuem gato ou cachorro deverá levar seu animal, com o cartão de vacinação do mesmo para o pátio do centro de saúde, ao lado da secretaria de saúde na Avenida Sete de Setembro.

A doença

A raiva é uma doença que acomete mamíferos, e que pode ser transmitida aos homens, portanto, é uma zoonose. A transmissão da raiva se dá pela saliva do animal contaminado pelo vírus da raiva, através de lesão da pele do novo hospedeiro. Este vírus pode ser transmitido por arranhadura, mordida ou lambida do animal doente.

Uma característica da própria doença é o aumento da agressividade do doente, o que facilita o ataque deste a um novo animal ou ao homem.

É uma doença terrível, que pode levar a óbito se não atendida a tempo, e a melhor forma de se proteger contra a mesma é vacinando os animais imunizando-os.

Além disso, outras dicas de prevenção da doença são: evitar deixar o animal solto nas ruas; ao passear com seu bicho de estimação, leve-o sempre na coleira; nunca separe briga de animais; cuidados ao pegar bichos machucados; não alimente e evite contato com animais desconhecidos.’

Informações:

Fernanda M F Araújo Neves

Vigilância Epidemiológica 

 

Gilmar Ribeiro

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo o TR Notícias
Clique no botão abaixo e siga o TR Notícias no Instagram
Seguir no Instagram