Pesquisa de intenções de voto para presidente mostra Lula com ampla maioria em Tremedal


Publicado em 03/07/2018 | 752 Impressões | Escrito por


Pesquisa de intenções de voto para presidente mostra Lula com ampla maioria em Tremedal

O TR realizou uma pesquisa eleitoral em Tremedal via internet para saber qual o cenário atual para presidente da república frente aos principais pré-candidatos declarados até o momento.

Foi feita uma busca em sites de notícias e relacionados todos os pré-candidatos encontrados, bem como as opções “nulo”, “branco” e “indeciso”; Em seguida foram lançados no Google formulários, um recurso do Google drive que permite realizar enquetes, pesquisas; foi escolhida a opção de múltipla escolha, em que o eleitor vota uma única vez e em apenas uma opção ao inserir o seu endereço de email.

O link da pesquisa foi divulgado durante o mês junho pelo Facebook e Whats app, buscando atingir os eleitores tremedalenses.

O resultado está representado no gráfico e mostra a tendência das pesquisas realizadas pelas grandes empresas de comunicação, Lula com ampla maioria, Ciro Gomes, Marina Silva e Jair Bolsonaro em uma disputa entre si, no cenário local, Bolsonaro sobressaindo aos outros dois.

Um dado bastante relevante é o quantitativo de “indeciso”, “branco” e “nulo” que, juntos, somam mais de 20% do eleitorado que respondeu à pesquisa.

Com toda a agitação política que o país viveu nos últimos quatro anos, o brasileiro está bastante descrente em relação à representatividade de seus governantes. Apesar de haver vários nomes se lançando como candidatos, o eleitor não sabe o que escolher, nem qual pode realmente ser melhor para o momento de esfacelamento das instituições públicas e de falta de norte político que o país vive.

O brasileiro está atualmente muito mais próximo do que acontece distante de si, nas ações governamentais em Brasília, efeito proporcionado pela democratização da mídia, o avanço na internet e a popularização de aparelhos de smartphones e das redes sociais. Mas o grande problema agora é as pessoas assimilarem tanta informação que chega até si. Espera-se que até a eleição o eleitor possa estar mais consciente e seja capaz de fazer a escolha mais acertada. E, quem sabe, toda essa “bagunça” atual possa resultar em um novo olhar do eleitor e novas práticas políticas futuras dos representes eleitos.

Obs.: A palavra “Ideciso” foi corrigida pela correta “Indeciso” após iniciada a votação. Ambos os nomes representam o mesmo dado no gráfico, somando juntos 11,5%.

Gráfico de barras

Renato Abreu

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo o TR Notícias
Clique no botão abaixo e siga o TR Notícias no Instagram
Seguir no Instagram