Casa de Cultura sendo construída pela comunidade Salininha em parceria com o Tremedal Ecológico


Publicado em 01/04/2018 | 1019 Impressões | Escrito por


Casa de Cultura sendo construída pela comunidade Salininha em parceria com o Tremedal Ecológico

O projeto foi pensado com o objetivo de preservar a memória dos antepassados, tendo em vista que aspectos presentes podem ser melhor entendidos e explicados ou, até mesmo, ter problemas solucionados através da observação da forma de vida em tempos passados. Além disso será também um grande suporte educacional, com espaço, materiais e equipamentos dando a oportunidade para os jovens locais desenvolverem pesquisas, projetos e novas ideias principalmente no campo da ecologia e sustentabilidade. É um trabalho de valorização e de desenvolvimento local, contribuindo com a permanência das pessoas na região onde moram.

Desse modo, a comunidade da Salininha se uniu a partir da movimentação do projeto Tremedal Ecológico, idealizado por Everaldo Santiago, que tem como foco principal a formação de uma reserva ambiental na serra do cocho e que já vinha desenvolvendo trabalhos de preservação e conscientização ambiental em toda a região e nesta comunidade especialmente com o professor Oscar.

A ideia é antiga, mas a movimentação para sua realização começou há cerca de um ano. A comunidade da Salininha se reuniu a partir da formação da associação da Serra do Cocho e se comprometeu a construir o tão sonhado espaço. Desde então foram angariadas doações, realizados eventos, limpado o terreno, comprado material e reunido diversas pessoas eventualmente uma vez por semana para se dedicarem à obra comunitária. Finalizando agora a parte de alvenaria, dando forma ao sonho.

Homens, mulheres, jovens, senhores, senhoras, todos ajudam de uma forma ou de outra. Tudo é criteriosamente contabilizado por Everaldo para a devida prestação de contas à comunidade.

Nesse ritmo de amistosidade, parceira, união a obra deverá seguir até ser concluída. Os desenvolvedores do projeto contam com o apoio não só da comunidade local, mas de toda a região, da sede ou de qualquer parte, já que a causa, que envolve, conhecimento, cultura, transcende espaço físico, pessoa ou tempo determinados, servindo a tudo e a todos, em qualquer época ou lugar.

Quem desejar conhecer a região, rica em biodiversidade, minério, água, o acesso é pela estrada sentido Lagoa Preta, após o povoado São João dos Britos, sentido Lagoa das Pedras, passando pela fazenda Baixa do Mel.

Renato Abreu

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo o TR Notícias
Clique no botão abaixo e siga o TR Notícias no Instagram
Seguir no Instagram