Cadastramento biométrico zona 177 realizado 30% ainda não é obrigatório


Publicado em 15/01/2018 | 129 Impressões | Escrito por


Cadastramento biométrico zona 177 realizado 30% ainda não é obrigatório

O TR entrevistou a chefe substituta do Cartório eleitoral zona 177, Priscilla Paraíso, sobre o cadastramento biométrico que está em curso, os prazos e o quantitativo a ser realizado.

Desde que foi regulamentado o cadastramento da digital dos eleitores em Tremedal já foi realizado até o momento cerca de 50% do eleitorado. Levando-se em conta toda a zona 177, que abrange também as cidades Belo Campo e Piripá, foi feito até o momento cerca de 32% de todo o eleitorado. As três cidades somam cerca de 40 mil eleitores juntas. A equipe realiza o cadastramento biométrico de aproximadamente 1.600 eleitores por mês.

Priscilla destaca que ainda não é obrigatório o cadastramento biométrico para os eleitores desta zona. Algumas pessoas têm disseminado informações erradas sobre isso, fazendo com que os eleitores madruguem nas filas do Cartório por medo de perderem benefícios do governo, como o Bolsa família, dentre outros. Mas até o momento não é obrigatório nesta região, o que significa que o eleitor ainda tem prazo para realizar o seu cadastramento sem precisar pressa. Antes de ir até o Cartório Eleitoral, orienta-se, para evitar filas e longas esperas, o eleitor agendar atendimento pelo site www.tre-ba.jus.br, seguindo as seguintes etapas:

ELEITOR – AGENDAMENTO BIOMÉTRICO – “Agende o seu atendimento” – “Solicitar agendamento” – Escolha uma das três opções e preencha com os dados do eleitor e caracteres da imagem – Clica em CONSULTAR – Coloque número de telefone – Selecione município TREMEDAL – posto de atendimento “Cartório Eleitoral – “Zona 177” – Escolha a cidade – Selecione o dia e o horário – Marque CIENTE – Clique em AGENDAR.

Priscilla explica que as eleições 2018 serão mistas, utilizando aparelho de leitura da digital, para quem já realizou o cadastramento biométrico, e utilizando o recurso convencional de assinatura com caneta e papel, para aqueles que ainda não tiverem se cadastrado.

A cidade com maior número de eleitores é Tremedal, com 16.123; seguida de Belo Campo, com 14.714; Piripá tem quase a metade de Tremedal, com 9.118, de acordo com dados do Cartório das últimas eleições.

 

Renato Abreu

 

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo o TR Notícias
Clique no botão abaixo e siga o TR Notícias no Instagram
Seguir no Instagram