Horário de verão se inicia, mas sua eficácia no consumo de energia é contestada


Publicado em 15/10/2017 | 148 Impressões | Escrito por


Horário de verão se inicia, mas sua eficácia no consumo de energia é contestada

Começou a vigorar a partir das 0h deste domingo (15) o horário de verão brasileiro. Os Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país ganharam uma hora a mais em relação aos demais Estados da federação. E assim será até a meia-noite do dia 17 de fevereiro de 2018, quando novamente (desde 1985), os relógios deverão ser atrasados uma hora.

O horário de verão só vigora no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país porque essas regiões estão mais afastadas da linha do Equador e, quando mais longe dela, mais longos são os dias e mais se aproveita a luz solar. A lógica é que com mais luz por um maior período do dia, se economize energia.

Mas não tem sido assim nos últimos anos. Estudos realizados pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) mostraram que o consumo de eletricidade pela população brasileira está sendo mais influenciado pela temperatura do que pela luz do dia.

No ano passado, a mudança gerou uma economia de R$ 159,5 milhões, menor do que em 2015, quando foi de R$ 162 milhões.

O governo do presidente Michel Temer cogitou não mais manter o horário de verão este ano, já que os valores são considerados irrelevantes para o setor elétrico. Mas acabou voltando atrás e o manteve, pelo menos neste ano – ainda não se sabe se a mudança continuará acontecendo nos próximos anos. Se tivesse decidido em não manter a medida, seria a primeira vez desde 1985 que o Brasil não teria que adiantar os relógios em uma hora.

Quando a pesquisa da ONS foi divulgada, o diretor-geral do órgão, Luiz Eduardo Barata, afirmou que se o horário de verão não fosse mais adotado não haveria impacto no setor elétrico, mas disse ser inegável os ganhos que a alteração traz para o turismo e a rotina da população.

UOL notícias

Post: Renato Abreu

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo o TR Notícias
Clique no botão abaixo e siga o TR Notícias no Instagram
Seguir no Instagram