O Caminho Para o Abismo


Publicado em 2012-12-10 12:17:47 | 2730 Impressões | Escrito por 0


O 

Caminho Para o Abismo

 

Nos últimos dias, Tremedal foi manchete nos principais veículos de comunicação de todo Brasil, desde o Jornal Nacional da TV Globo até a rádio local (renascer FM). Seria orgulho para todo tremedalense ver sua cidade ser falada em rede nacional se não fosse para noticiar a situação crítica, os descasos e a má gestão pública. Assim, ao invés de orgulho, foi frustração.


A FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) divulga estudo anual que acompanha o desenvolvimento de todos os mais de 5 (cinco) mil municípios brasileiros em três áreas: Emprego/ Renda, Educação e Saúde. Ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.
A maioria dos tremedalenses foi surpreendida na última divulgação da FIRJAN porque Tremedal teve o pior índice de desenvolvimento social e econômico de sua história. Considerando o período de gestão do atual prefeito, a saúde em 2008 teve índice 0,6290 e em 2010 obteve 0,5477; em Emprego e Renda, em 2008, o índice foi de 0,3019, em 2010 foi 0,1073. A educação nesses dois anos ficou basicamente estável, não teve evoluções consideráveis. É visível que a gestão municipal nos dois últimos anos foi um desastre, portanto acredito que apontará dados ainda piores quando divulgados os índices de 2011 e 2012.


Tudo isso é fruto de uma gestão desorganizada em que o prefeito não tem capacidade administrativa e sua equipe não tem senso crítico para perceber a desordem e o descaso com a máquina pública, atrelado à falta de um planejamento estratégico que deve ter como foco as principais demandas da sociedade, podendo ser resumidas, de forma geral em redução da pobreza, melhoria da saúde e educação públicas e o seu acesso a todos, aumento dos meios para a melhoria da economia e sua respectiva competitividade, criando emprego e renda, não deixando a economia local refém do serviço público.


Para os especialistas em gestão pública, o gestor que não tem um planejamento adequado, governa no escuro, só percebe os erros quando chegam os resultados, aí precisa sair às presas para corrigir problemas. A gestão estratégica deve ser como um processo essencial para a condução dos objetivos definidos pela instituição, quando assim é de interesse dos que estão à frente da gestão pública. Porém o que se viu em Tremedal foi um planejamento movido pelas turbulências de ordem político-partidárias na maioria das vezes ditadas pela incompetência na formulação das políticas públicas ou até mesmo pelo egocentrismo ou a falta de preparo do gestor na condução dos bens e serviços destinados à sociedade.

Por outro lado, essa frustração da sociedade pode ser um “combustível” para que haja cobrança social no sentido de exigir bons projetos, iniciando, assim, uma nova era para Tremedal.

Paulo de Oliveira

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo o TR Notícias
Clique no botão abaixo e siga o TR Notícias no Instagram
Seguir no Instagram