Seleção brasileira inicia seu caminho mais fácil na busca pelo inédito ouro


Publicado em 2016-08-04 20:31:08 | 423 Impressões | Escrito por 0


Seleção 

brasileira inicia seu caminho mais fácil na busca pelo inédito ouro

O ouro olímpico é uma obsessão para o futebol brasileiro há décadas. A partir desta quinta (4), a seleção vai começar pela 13ª vez a disputa para subir no ponto mais alto do pódio. E nunca os brasileiros encontraram tanta facilidade. Na teoria.

O time comandado pelo desconhecido Rogério Micale vai contar com o único astro do torneio, o atacante Neymar, enfrentará adversários frágeis e ainda terá o apoio dos torcedores nos estádios brasileiros.

Jogando em casa, a seleção masculina é favorita ao único título importante que falta ao futebol nacional, cinco vezes campeão mundial.

No Mané Garrincha, palco do último capítulo da fracassada campanha brasileira no Mundial de 2014 (derrota para a Holanda na disputa do terceiro lugar), a seleção vai enfrentar a África do Sul com uma geração talentosa.

Além do craque do Barcelona, a equipe nacional entrará em campo com os atacantes Gabriel Jesus, do Palmeiras, e Gabriel, do Santos, e os defensores Marquinhos, do Paris Saint-Germain, e Rodrigo Caio, do São Paulo. Todos atletas em ascensão no cenário internacional. Jesus, por exemplo, foi anunciado nesta quarta-feira (3) como novo contratado do bilionário Manchester City –ele deve ir para o futebol inglês apenas no fim do ano.

Apostando alto, Micale arquitetou um esquema bem ofensivo para aproveitar ainda o futebol dos meias Renato Augusto e Felipe Anderson. A equipe terá apenas Thiago Maia como volante.

"Acredito muito no nosso jogador, no futebol brasileiro. Vivemos um momento difícil [após o vexame na Copa], mas nosso talento é forte", afirmou o técnico, escolhido no mês passado para assumir o cargo após Tite, novo técnico da seleção principal, recusar o convite da CBF para comandar o time nos Jogos.

Além da boa geração, a seleção tem o retrospecto recente a seu favor para chegar pelo menos nas finais.

Mesmo sem nunca ter conseguido o ouro nos Jogos Olímpicos, a seleção subiu cinco vezes no pódio. O time nacional masculino tem três pratas (Londres-2012, Seul-1988 e Los Angeles-1984) e dois bronzes (Atlanta-1996 e Pequim-2008).

SEM ESTRELAS

Fora o talento dos brasileiros, o torneio está bem desfalcado de estrelas estrangeiras. O português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, o sueco Zlatan Ibrahimovic, recém-contratado pelo Manchester United, e o argentino Lionel Messi, companheiro de Neymar no Barcelona, abriram mão de reforçar suas respectivas seleções sub-23 no torneio olímpico.

A Alemanha também vai jogar a competição sem nenhum dos titulares campeões da última Copa do Mundo.

Adversária do Brasil na próxima quarta-feira (10), a Dinamarca só conseguiu reunir todos os jogadores na última terça-feira (2). Até então, o time treinava com apenas 13 atletas no Brasil.

A Fifa não obriga que os clubes liberem os seus jogadores para a disputa da competição, que só pode contar com três atletas acima de 23 anos para cada equipe.

Entre os convocados, o Brasil terá Neymar, Renato Augusto e o goleiro Weverton,chamado em cima da hora após Fernando Prass sofrer uma fratura no cotovelo direito no aquecimento para o amistoso contra o Japão, sábado (30), no Serra Dourada, como jogadores acima do limite de idade estabelecido.

Apesar de a pressão da torcida ter virado contra a seleção na Copa do Mundo, Micale acredita que o apoio da arquibancada será fundamental para o time finalmente conseguir uma medalha de ouro na Olimpíada.

"Ao torcedor, vamos tentar mostrar trabalho com entrega, comprometimento. Com o apoio dos torcedores, seremos, sem dúvida, muito fortes", afirmou Micale.

"Espero que possamos estrear com o pé direito. Com o resultado favorável, a confiança vem e podemos ir mais tranquilos para os desafios seguintes", acrescentou.

No próximo domingo (7), a seleção enfrenta o Iraque, novamente em Brasília. O time fecha sua participação na fase de grupos contra a Dinamarca, na próxima quarta- feira (10), em Salvador.

SÉRGIO RANGEL – Folha de São Paulo

Postagem – Gilmar Ribeiro 

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo o TR Notícias
Clique no botão abaixo e siga o TR Notícias no Instagram
Seguir no Instagram