Tremedal é notícia Nacional


Publicado em 2012-12-01 22:48:49 | 521 Impressões | Escrito por 0


Tremedal é notícia Nacional

Na edição de hoje (01/12) do Jornal Nacional, da Rede Globo, foi mencionada a cidade de Tremedal figurando entre as piores cidades no quesito desenvolvimento, uma pesquisa na qual são analisados dados como saúde e educação. A pesquisa foi realizada entre os anos de 2000 e 2010 e mostra uma evolução dos municípios do nordeste e, particularmente, da Bahia, em análise geral, porém Tremedal está nas exceções. Veja parte do texto da pesquisa onde a cidade é citada.

Seis cidades do país em condição de baixo desenvolvimento: apenas 3 mil empregos para 120 mil habitantes

Em 2010, seis cidades ainda apresentaram classificação de baixo desenvolvimento (IFDM abaixo de 0,4 pontos) no país, localizadas no Norte e Nordeste: Jordão (AC); São Paulo de Olivença (AM); Tremedal (BA); Bagres (PA); Porto de Móz (PA) e Fernando Falcão (MA). Em comum, as seis cidades com pior desempenho no IFDM têm graves lacunas em todas as vertentes acompanhadas pelo IFDM, apresentando uma realidade socioeconômica precária.

Para se ter uma ideia, em 2010 as seis cidades juntas somavam pouco mais de 3,2 mil postos formais de trabalho para uma população total de mais de 120 mil habitantes. No Brasil, são 46 milhões de empregos com carteira assinada para 190 milhões de habitantes. Do grupo, a cidade que gerou mais postos de trabalho em 2010 foi Bagres (PA), com apenas três vagas. 


Em cinco dos seis municípios houve redução do salário médio frente a 2009, enquanto apenas 25% das crianças de até seis anos estão em creches e pré-escola (no Brasil, a média é de 40%). Na maioria desses municípios, não há sequer 10% de seus professores com diploma de ensino superior. Na cidade de Jordão (AC), apenas 3,1% dos docentes tem essa qualificação, enquanto a média observada no país é de 74%.

No quesito saúde, a situação também é preocupante. Enquanto a Organização Mundial da Saúde recomenda que as gestantes façam, no mínimo, sete consultas durante o pré-natal, o que ocorreu com 58% das grávidas brasileiras, nas cidades de Jordão (AC), Fernando Falcão (MA) e Porto de Moz (PA), menos de 10% das gestantes foram ao médico mais de seis vezes. Em São Paulo de Olivença (AM), menos de 1%.

Veja a análise da pesquisa na íntegra

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo o TR Notícias
Clique no botão abaixo e siga o TR Notícias no Instagram
Seguir no Instagram