Projeto Tremedal Ecológico ganha adesão importante de professor da UESB


Publicado em 2016- 03-10 15:00:32 | 1670 Impressões | Escrito por 0


Projeto 

Tremedal Ecológico ganha adesão importante de professor da UESB

Após dois anos de atuação no projeto com escassez de tempo e dificuldade de encontrar pessoas voluntárias para pesquisas técnicas na serra do cocho conseguimos o apoio da UESB que é imprescindível e fundamental para desenvolvimento da unidade de conservação. Uma parceria inicial para levantamento de flora e fauna com possibilidades de encontrar novas espécies. A UESB agrega valor rumo à oficialização da  unidade,  trazendo a base técnica para explorar em estudos o local e o entorno. O Professor Avaldo (UESB) tem vasta experiência no campo e já atuou em criação de unidade de conservação. Ele tem planos de trazer os alunos de Biologia e Eng. Ambiental para fazer pesquisas, montar um laboratório no local. Estamos agilizando uma casa para os alunos ficarem alojados, os quais irão apresentar seus trabalhos com a comunidade. Essa interação entre comunidade e corpo técnico é interessante e benéfico, promovendo a troca de experiência e trazendo um ganho para todos. Neste sentido, futuramente, desenvolver trabalhos e pesquisas que possam auxiliar no aspecto econômico da região.

Serão ministradas três matérias da Universidade na reserva.  É um grande acontecimento de questões acadêmicas e agrega importância ao município. Além das atividades citadas, será desenvolvida educação ambiental na região e trabalhos com os alunos da escola rural e mais comunidades e escolas serão convidadas para participar. Esse anexo trará a valorização dos conhecimentos dos locais e a conscientização ecológica das novas gerações.

Em agosto de 2015 fizemos uma apresentação no Território do Sudoeste que engloba 24 municípios e nesta contamos  nossa luta e convidamos as universidades baianas para serem nossas parceiras no projeto. Já projetamos muitas coisas e imaginamos que, com o apoio de uma instituição séria, possamos desenvolvê-las.  O Prof. Miro, dentre outros, estavam presentes na apresentação e gostaram muito do projeto. 
Solicitei para que a parceira Juliana Prates fosse até a UESB e apresentasse o projeto para algum professor de Biologia, o ela fez com êxito e, assim, começamos as conversas. O prof. Avaldo, amigo do prof. Miro, então se dispôs e as coisas foram se encaixando. 
No dia 05/02/2016 foi a primeira visita à Serra do cocho. Fizeram estadia em casa e no dia seguinte subimos a serra para avaliação de reconhecimento e coleta de vegetação. Foram coletadas 30 amostras para já serem catalogadas.

E seguem as articulações...

Serra do cocho

Fotos: Juliana Prates

Everaldo Santiago (Biólogo – idealizador e articulador do projeto)

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo o TR Notícias
Clique no botão abaixo e siga o TR Notícias no Instagram
Seguir no Instagram