Instituto Adelmário Pinheiro incentivando a leitura em Tremedal


Publicado em 2016-03-03 13:33:20 | 523 Impressões | Escrito por 0


Instituto 

Adelmário Pinheiro incentivando a leitura em Tremedal

Desde meados do ano passado, está sendo desenvolvido em Tremedal o Projeto de Incentivo à Leitura, uma iniciativa do Instituto Adelmário Pinheiro que vem ganhando apoios, como das escolas municipais, da escola Estadual e do Sindicato dos Servidores Públicos.

O projeto visa tornar acessível ao público, seja jovem ou adulto, diferentes materiais gráficos, como jornais, revistas, livros de grande circulação e qualidade informativa. Visa também desenvolver, através das leituras, um pensamento crítico sobre a realidade que os cerca, sendo capazes de confrontar informações, tirar as próprias conclusões e tomar as melhores decisões, ou seja, tornando se sujeitos autônomos, livres no pensar e agir.

O Instituto já vem desenvolvendo há mais de cinco anos diversas atividades culturais e artísticas e participando de movimentos sociais, que contribuem, de certa forma, com a formação intelectual e o amadurecimento do intelecto das pessoas. O projeto de leitura vem dar ênfase a essa contribuição, de forma mais direta e objetiva.

Algumas ações já em andamento são a disseminação de materiais para leitura em diferentes pontos da cidade, tornando-os acessíveis a todos. Atualmente os pontos onde os materiais podem ser encontrados são na tradicional Mercearia de Negão de Marieta, lugar de bate papo, rodas de violão, de cantigas, e na sede do SINSERT, mas outros pontos poderão ser criados ao longo do projeto. Podem ser encontrados jornais como Folha de São Paulo, revistas como Carta capital, Caros amigos etc.

Há também grupos de discussão sobre material lido, contando sempre que possível com algum estudioso ou pensador do assunto em questão, normalmente fornecido pelo Instituto.

Outra atividade é feita na Praça Leonel Pereira com crianças, a contagem de histórias, feita como a contribuição da ilustre Dona Jô.

O Projeto iniciou-se ano passado e deverá continuar ao longo dos próximos anos, se expandido no intuito de atingir o máximo de pessoas possível. O Instituto tem ainda um projeto ainda maior neste sentido, que seria a implantação de uma grande biblioteca com diversidade de material de leitura e pesquisa, com espaço de gastronomia e bate papo, mas que até o momento não foi possível, já que depende também de parceria com o poder público. Quem sabe, com o crescimento desse projeto, possa se chegar a atingir sonhos maiores.

Mercearia Negão    Material na Mercearia Negão    Bate papo

Renato Abreu

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo o TR Notícias
Clique no botão abaixo e siga o TR Notícias no Instagram
Seguir no Instagram