Fórum de Entidades Realiza audiência com o Governador da Bahia


Publicado em 2014-01-15 14:22:08 | 2278 Impressões | Escrito por 0


Fórum de Entidades Realiza audiência com o 

Governador da Bahia

Fórum das entidades sociais, religiosas, culturais e de comunicação social de Tremedal solicitaram através de carta protocolada em 17 de novembro de 2013, uma audiência especial com Governador Jacques Wagner, que foi atendida na tarde última terça-feira (14).

Segundo o Governador, o conteúdo da carta enviada pelo Fórum motivou para o agendamento para as Entidades tremedalenses, que são: Igreja Católica (Juarez Alves), Igreja Metodista (Diego Santos), Instituto Adelmário Pinheiro (Luiz Humberto), Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Francisco Ferreira), Sindicato dos Trabalhadores Rurais (Hélio Oliveira), Central das Associações Rurais de Tremedal (Clóvis Rodrigues), Associação dos Criadores e Produtores de Cultura (Gilmar Ribeiro), Associação dos Quilombolas da Fazenda Quenta Sol (Sirlange Lina), Associação Promotora de Vida (Vera Lúcia Carvalho) e Tremedal Revista (Renato Abreu). Além das entidades estiveram presentes à audiência o Prefeito Márcio Ferraz (que contribuiu muito para audiência),os Vereadores, Maria Marlete, Maria Mônica, Paulo Célio e Daniel Magnavita, o Deputado Federal Waldenor Oliveira, o Deputado Estadual, José Raimundo, e um representante do Deputado Estadual Jean Fabricio e o ex-Deputado Clóvis Ferraz.

 

O Governador esteve acompanhado pelo Secretário da SEDUR (Secretaria de Desenvolvimento Urbano), Cícero Monteiro, e o Secretário de Cultura, Albino Rubim.

No mesmo dia pela manhã, Os representantes do Fórum junto aos representantes políticos tremedalenses se assentaram em reunião prévia no gabinete do deputado José Raimundo para definir as prioridades entre as solicitações definidas pelo Fórum para a pauta de discussão com o Governador. Durante o colegiado (termo utilizado pelo governador para a audiência), que durou cerca de uma hora e meia, ficou acertado que a obra da adutora do rio Catolé, cuja extensão da cidade de Belo Campo até Tremedal ainda não foi construída, será antecipada com previsão de conclusão entre seis a sete meses, ou seja, ainda em 2014, enquanto antes estava prevista apenas para 2015.

Outro pedido não menos importante foi a construção de um Centro de beneficiamento animal, ou Complexo Pecuário, para o abate de gado, com frigorifico para armazenamento e refrigeração de carne bovina, o beneficiamento do couro e ossos dos animais além do armazenamento e beneficiamento do leite. Este projeto ficou de ser orçado pelos órgãos competentes integrantes do governo.

Discutiu-se também a possibilidade de instalação de uma Escola técnica agrícola, proposta ampliada durante a reunião para outras áreas, já que o Pronatec - Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego - poderia atuar no município trazendo outras formações.

  

Mas o assunto que predominou na audiência foi a construção da barragem do Espírito Santo, na região de São Felipe, pois foram narradas diversas formas de culturas que alavancariam a economia tremedalense após sua construção, além da possibilidade de beneficiar também os municípios de Jânio Quadros, Maetinga e Piripá. Sobre este último assunto o Governador indagou se havia algum projeto ou orçamento de despesa para tal obra. Clovis Ferraz afirmou existir, embora não seja recente. Ficou, portanto, certo que será analisado junto ao DNOCS a existência do referido projeto.

Desse modo o governador assumiu compromissos com o Fórum e, assim, com a sociedade civil de Tremedal de apoiar e mobilizar-se para o atendimento das reivindicações feitas na audiência. O governador pretende vir ao município para autorizar a obra da adutora, talvez seja provável que ele já traga uma resposta conclusiva sobre a construção da represa do Espírito Santo.

Mais Fotos

 

Gilmar Ribeiro / Renato Abreu

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo o TR Notícias
Clique no botão abaixo e siga o TR Notícias no Instagram
Seguir no Instagram