São Paulo registra o maio mais quente em 81 anos, segundo meteorologistas


Publicado em 10/06/2024 | 44 Impressões | Escrito por Renato Abreu


São Paulo registra o maio mais quente em 81 anos, segundo meteorologistas

Temperaturas registradas saíram dos padrões esperados para maio, que normalmente apresenta dias de temperaturas baixas

A cidade de São Paulo (SP) registrou o mês de maio mais quente dos últimos 81 anos, segundo cálculos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que monitora as temperaturas da capital desde 1943.

De acordo com a Climatempo, as temperaturas registradas foram fora dos padrões esperados para maio, que normalmente apresenta dias de temperaturas amenas e até de frio intenso na capital paulista.

A média das temperaturas máximas registradas em maio de 2024 foi de 27,3 °C, 3,9 °C acima da média climatológica, que é de 23,4 °C.

Esse valor máximo é agora o novo recorde para a média da temperatura máxima de um mês de maio, superando os anos de 2019 e 1984, que tinham uma média de 25,6 °C.

Recordes de menor e maior temperatura

A maior temperatura registrada em maio deste ano foi de 32,5 °C, no dia 5, estabelecendo também um novo recorde para o mês. Em 17 dos 31 dias de mês, a temperatura máxima superou os 29 °C.

O calor só diminuiu na última semana do mês, quando uma forte frente fria chegou ao Brasil e derrubou as temperaturas no estado de São Paulo.

Maio de 2024 também registrou a maior média de temperatura mínima, com 18,2 °C, ficando 3,5 °C acima da referência climatológica de 14,7 °C.

A menor temperatura em maio foi de 10,4 °C, registrada no dia 29, que também é a menor temperatura do ano até o momento.

O recorde anterior para a maior média de temperatura mínima em maio era de 17,2 °C, registrado em 2019.

Fonte: CNN BRASIL

 

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo o TR Notícias
Clique no botão abaixo e siga o TR Notícias no Instagram
Seguir no Instagram