Pix eleva em 15% PIB per capita do país, diz diretor do BC


Publicado em 16/04/2024 | 63 Impressões | Escrito por Renato Abreu


Pix eleva em 15% PIB per capita do país, diz diretor do BC

O diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução do Banco Central, Renato Dias Gomes, destacou, em evento promovido pela Zetta, os resultados de uma pesquisa sobre o efeito do Pix no sistema financeiro do Brasil. No estudo “Sistemas de Pagamento Instantâneo e Competição por Depósitos”, o pesquisador Sergey Sarkisyan mostrou que a introdução do Pix aumentou a fatia de depósitos em pequenos bancos em relação aos grandes bancos e ajudou a reduzir os juros bancários.

Gomes ressaltou a parte da pesquisa que mostra que a existência do Pix representa um depósito de “bem-estar” de US$ 380 por trimestre, o que significa um aumento de 15% no Produto Interno Bruto (PIB) per capita do país. “É realmente fascinante. Esse montante aumenta o PIB per capita do Brasil em 15%”, destacou. “Eu realmente espero que os políticos ouçam isso quando vão decidir o orçamento do BC”, disse.

Segundo o diretor do BC, o Pix foi uma importante marca para o aumento da competição no sistema financeiro do Brasil, ao permitir a digitalização dos pagamentos entre consumidores e reduzir a importância do dinheiro em papel. “Agora, os consumidores têm a clara possibilidade de escolher para além dos grandes bancos.”

Fonte Info Money

 

 

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo o TR Notícias
Clique no botão abaixo e siga o TR Notícias no Instagram
Seguir no Instagram