Vladimir Putin, o líder da Rússia mais longevo desde Stalin que desafia o Ocidente


Publicado em 18/03/2024 | 114 Impressões | Escrito por Renato Abreu


Vladimir Putin, o líder da Rússia mais longevo desde Stalin que desafia o Ocidente

Vladimir Putin está no poder desde 2000, mais tempo do que qualquer outro líder russo desde o ditador soviético Joseph Stalin.

Aos 71 anos, ele se prepara para um quinto mandato como presidente. Putin se declarou vencedor das eleições presidenciais na Rússia neste domingo (17/03) e, durante discurso em seu centro de campanha em Moscou, afirmou que seu novo mandato fará o país mais forte .

Os resultados oficiais ainda são escassos, mas a pesquisa de boca de urna projetou uma vitória com enorme folga - o que não é nenhuma surpresa.

Estas eleições refletem um desaparecimento de oposição na Rússia e há pouco que impeça Putin de permanecer no poder, se quiser, até 2036.

E, no entanto, foi quase por acidente que este homem, que no passado foi um membro pouco conhecido na KGB (a agência de inteligência da URSS), foi escolhido a dedo para o Kremlin. Um caso de estar no lugar certo na hora certa no círculo íntimo do seu antecessor, Boris Yeltsin.

Vladimir Putin foi um rapaz que lutou nas ruas e passou os primeiros anos de serviço em um apartamento comunitário, ou kommunalka, na Leningrado comunista.

Embora parecesse abraçar a Rússia liberal e democrática, mais tarde descreveu o colapso caótico da União Soviética como "a maior catástrofe geopolítica do século [20]".

Muitos anos depois, determinado a impedir a Ucrânia de sair da órbita da Rússia, desencadeou a maior guerra da Europa desde a 2ª Guerra Mundial, com uma invasão em grande escala em 24 de fevereiro de 2022.

 

Fonte: BBC news

 

 

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo o TR Notícias
Clique no botão abaixo e siga o TR Notícias no Instagram
Seguir no Instagram