Covid-19: 24% dos baianos acredita ter chance alta de morrer por coronavírus


Publicado em 03/06/2020 | Lido 76 vezes | Escrito por Gilmar Ribeiro


Covid-19: 24% dos baianos acredita ter chance alta de morrer por coronavírus

A percepção de 24% das pessoas da Bahia é de que se forem infectadas pelo novo coronavírus, tem uma chance alta de morrer por causa da Covid-19. Os dados constam um levantamento do Instituo Paraná Pesquisas em parceria com o Bahia Notícias.

A pergunta feita pelos pesquisadores foi: "Se o senhor (a) pegar o coronavírus, acha que a sua chance de morrer é alta, média ou baixa?".

Os que afirmaram acreditar que têm chance baixa de morrer caso pegue o coronavírus são maioria, 39%. A opção "média" foi a escolha de 25,1%. E o índice dos que afirmaram não saber ou não opinaram foi de 11,9%.

A Bahia registrou até a tarde desta terça-feira (2) 736 óbitos por Covid-19 de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).

Quanto ao gênero houve diferença do resultado do padrão geral. Entre as mulheres é maior o número das que acham que tem chance alta de morrer por coronavírus, 29% apontou essa opção. Os dados da Sesab indicam que na Bahia o vírus mata mais homens que mulheres. Do total de óbitos contabilizados até o momento, 56,7% foram de homens. Entre eles o índice que acredita ter chance alta de morrer pelo vírus foi de 18,4%.

CHANCE DE INFECÇÃO

Mais de 21,4 mil pessoas já testaram positivo para infecção pelo novo coronavírus na Bahia até esta terça-feira. Ainda assim, a maior parte da população do estado acredita que tem uma chance baixa de contrair o vírus.

Os dados da pesquisa revelam que a percepção de 45,8% das pessoas na Bahia é de que tem chance baixa de serem infectadas. Os que apontam essa chance como "média" somam 33%.

Apenas 16,7% acham que têm uma chance alta de serem infectados pelo novo coronavírus. 

Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 2.016 habitantes, sendo esta estratificada segundo sexo, faixa etária, grau de escolaridade e nível econômico. O trabalho de levantamento de dados foi feito através de entrevistas pessoais telefônicas com habitantes com 16 anos ou mais em 184 municípios entre os dias 25 e 28 de maio de 2020. O nível de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2% para os resultados gerais.

Olá! É muito bom ver você aqui. Colabore com o site deixando uma mensagem sobre a notícia que acabou de ler. Sua opinião é muito importante para nós!