66 anos de emancipação política de Tremedal


Publicado em 05/11/2019 | 288 Impressões | Escrito por Renato Abreu


66 anos de emancipação política de Tremedal

Tremedal completa neste dia 05 de novembro 66 anos de emancipação política, que se deu através da lei estadual nº 559, de 5 de novembro de 1953, desmembrando-o do município Condeúba, graças aos esforços políticos, dentre outros, do então deputado Adelmário Pinheiro, médico que residiu em Tremedal por vários anos, quando esta ainda era apenas um povoado.

Pela Lei Estadual n.º 628, de 30-12-1953, é criado o distrito de Lagoa Preta e anexado ao município de Tremedal. Sendo constituído Tremedal agregado a dois outros distritos: Caraíbas e Lagoa Preta. Caraíbas atualmente emancipada, permanecendo Lagoa Preta com Tremedal. A primeira sede tendo sido o atual povoado São Felipe.

Possui atualmente uma estimativa de 16.394 habitantes segundo dados do IBGE. Uma área territorial de 2.010,316 km², sendo a maior parte rural. Um bioma diversificado, variando em Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica.

É uma cidade predominantemente rural, com baixos índices educacionais, econômicos e humanos, dependendo principalmente dos repasses dos governos federal e estadual. A principal fonte de renda é o setor público, seguida do setor rural e dos comércios.

Confira mais dados sobre Tremedal no site do IBGE.

Adelmário Pinheiro

Praça Adelmário Pinheiro

Primeiro sobrado de Tremedal

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo o TR Notícias
Clique no botão abaixo e siga o TR Notícias no Instagram
Seguir no Instagram