Belo Campo adota sistema disciplinar militarizado em escola municipal


Publicado em 11/07/2019 | 250 Impressões | Escrito por


Belo Campo adota sistema disciplinar militarizado em escola municipal

Belo Campo está com uma novidade no sistema educacional, a implementação do sistema disciplinar da polícia militar, ou sistema disciplinar militarizado.

Segundo o secretário de educação Herli Xavier, essa busca se iniciou desde o início da gestão do Prefeito José Henrique Tigre, dialogando com o governo do estado e o comando da Polícia Militar da Bahia, organizando as finanças para que pudessem colocar em prática isso que o secretário define como “um sonho” para o seu município.

O resultado do esforço veio agora após o recesso junino, iniciando-se no Colégio Municipal de Belo Campo com a presença dos profissionais da Polícia Militar, sob o comando do Capitão Juvenal, e as primeiras atividades de adequação do espaço físico e do pedagógico ao sistema disciplinar militarizado, reformando o colégio, realizando atividades de disciplina e organização dos alunos.

Na parte de grade curricular e carga horária, metodologia do professor nas aulas não há alterações. O que muda é sobretudo na parte pedagógica, basicamente na disciplina do aluno, que passa a ser uma responsabilidade dos profissionais militares. De acordo com o site Educa mais Brasil, “A proposta pedagógica das escolas militares tem como objetivo preparar o aluno para a vida em sociedade, formar cidadãos que atuem com ética e cidadania, sendo guiados pelos valores e tradições da educação militar”. 

O diretor da escola, Valdico, se sente agraciado com a inovação conseguida para o colégio ao qual está à frente. Segundo ele, o novo sistema disciplinar resolverá grande parte dos problemas educacionais enfrentados na escola atualmente, que é a indisciplina, a falta de ética e respeito, que gera violência e impede o aprendizado.

Os professores Yana e Fabrício também acreditam que, com a ajuda que terão da Polícia Militar na educação dos alunos, eles conseguirão desenvolver melhor o seu trabalho dentro das respectivas matérias que competem a cada um, melhorando o trabalho.

Os alunos comentam ainda com curiosidade sobre as novas atividades que passaram a desenvolver nesta primeira semana de adequação ao novo sistema, mas entendem que serão beneficiados com um modelo que está presente apenas em escolas de cidades mais desenvolvidas e de onde tem saído os alunos com maiores destaques em exames estaduais e nacionais.

Nos próximos dias a expectativa é de que todo o aparato necessário esteja pronto e atuante, já que esta primeira semana está sendo de adequação. As vagas que ainda há no colégio deverão ser totalmente preenchidas com a procura de alguns para irem para esta escola, podendo haver seleção caso haja mais procura do que as vagas existentes. Serão implementados o uniforme para os alunos e realizados eventos voltados à disciplina e organização militar. Os resultados deverão aparecer com o tempo, elevando os índices de educação de Belo Campo e colocando-os em destaque a nível dos alunos de outras cidades mais desenvolvidas.

Renato Abreu /  Colaboradores: Erick Oliveira e David Soares

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo o TR Notícias
Clique no botão abaixo e siga o TR Notícias no Instagram
Seguir no Instagram