Cerveja feita de mandioca é lançada no mercado cerca de 40% mais barata


Publicado em 23/09/2018 | 281 Impressões | Escrito por


Cerveja feita de mandioca é lançada no mercado cerca de 40% mais barata

A cervejaria Ambev está de olho nos consumidores de menor renda. Dona de marcas como Skol, Brahma e Stella Artois, e de quase 70% do mercado nacional, a companhia não tinha atuação relevante no mercado de cervejas mais baratas. Agora lança a Nossa, uma cerveja feita de mandioca com preços até 40% menores que os da Skol.

A novidade é uma das apostas da companhia para sair do aperto em que vive o mercado de cervejas, espremido pela crise econômica. Mas a jogada está longe de ser previsível. “É inesperado. O mercado de cerveja está estagnado, e todos estão buscando produtos de maior valor agregado, como as puro malte”, afirma o consultor Adalberto Viviani, especializado no setor de alimentação e bebidas.

Por enquanto, a nova marca está disponível apenas em Pernambuco e busca um apelo regional – a embalagem da Nossa tem as cores da bandeira do estado nordestino e a mandioca usada na fabricação vem 100% de pequenos produtores locais. “Queríamos um produto que gerasse impacto social”, afirma Bruna Buás, diretora de marketing da Nossa. Toda a produção da Nossa é feita em Pernambuco, e é isso que permite que a bebida tenha preços tão competitivos, diz Buás. Outro fator que barateia o produto é opção de vendê-lo apenas em embalagens de vidro, com foco nas de 600 ml retornáveis, aponta relatório do Credit Suisse.

A ideia de usar a raiz veio da África, diz o banco. A companhia SABMiller, de origem sul-africana, foi comprada por 100 bilhões de dólares em 2016 pela AB Inbev, controladora da Ambev. E desde 2011 ela tem na África uma cerveja feita de cassava, a mandioca local. Por lá, a medida ajudou a combater bebidas clandestinas, diz o relatório.

Exame

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo o TR Notícias
Clique no botão abaixo e siga o TR Notícias no Instagram
Seguir no Instagram