Parceria com UESB traz Projetos de caprinocultura, ovinocultura e mandiocultura para Tremedal


Publicado em 07/06/2018 | 226 Impressões | Escrito por


Parceria com UESB traz Projetos de caprinocultura, ovinocultura e mandiocultura para Tremedal

 

Está em desenvolvimento em Tremedal, através da secretaria de Desenvolvimento Agrário em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), um projeto de incentivo à caprinocultura e ovinocultura, para produção de seus derivados, carne, leite etc. O secretário Joaquim Nonato foi o responsável por buscar a parceria com o professor Jurandir, da UESB, para a implantação aqui.

O professor da UESB, Jurandir Ferreira, que desenvolve pesquisas e trabalhos em parceria com diversos municípios, será o responsável em desenvolver o projeto aqui em Tremedal, em parceria com a Secretaria de desenvolvimento agrário.

Algumas reuniões já foram realizadas com os produtores rurais de Tremedal para dar início ao projeto, os quais deverão formar três grupos, tendo como referência os povoados Terra vermelha, Riachão e Sede. Cada grupo deverá ter uma pessoa que se deslocará até a UESB para passar por formação e, assim, dar suporte aos produtores. Haverá também agrônomo e veterinário no município dando apoio constante ao desenvolvimento da produção. Com isso visa-se fazer também um melhoramento genético, disseminando uma espécie mais resistente e de maior rendimento aos criadores. Além disso serão realizados cursos de culinária para que possam ser explorados os diferentes pratos desta iguaria.

Nesta quinta-feira (07) houve um seminário em que o professor Jurandir apresentou o projeto e a oficialização do convênio entre universidade e município. Estiveram presentes o secretário de desenvolvimento agrário, o vice prefeito e alguns vereadores.

O projeto prevê também uma parceria com a secretaria de educação de saúde no intuito de inserir no cardápio da merenda escolar os derivados desta cultura. Algumas merendeiras do município receberam um treinamento com um especialista no preparo de carnes de cabra e ovelha. Ao final do evento, os participantes saborearam pratos preparados pelo especialista.

Mandiocultura

Um outro projeto também está sendo desenvolvido em relação à produção de mandioca e seus derivados.

De início deverá ser feito um canteiro de mudas para desenvolvimento e seleção das espécies mais resistentes e que melhor se adequam à região, para depois serem desenvolvidas as mudas em larga escala para plantio.

Com isso visa-se reativar diversas fábricas de farinha que estão paradas nos povoados do município e gerar empregos para os produtores rurais.

Mais fotos

Renato Abreu

 

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo o TR Notícias
Clique no botão abaixo e siga o TR Notícias no Instagram
Seguir no Instagram