Secretaria de Educação realiza avaliação do Plano Municipal de Educação


Publicado em 21/12/2017 | 4701 Impressões | Escrito por


Secretaria de Educação realiza avaliação do Plano Municipal de Educação

Aconteceu nesta quarta-feira (21) uma Audiência pública da Secretaria Municipal de Educação para avaliação do Plano Municipal de Educação, que se tornou obrigatório aos estados e municípios a partir de 2014 com a implantação do Plano Nacional de Educação (PNE), instituído pela Lei nº 13.005/2014.

Em 2015 foi realizada uma audiência pública para a elaboração do PME, apresentando o documento base e ouvindo sugestões para o mesmo (Reveja notícia). Foi então elaborado e aprovado pelo Legislativo Municipal nesse mesmo ano, contendo as metas a serem alcançadas nos diferentes níveis educacionais da educação básica, da pré-escola ao ensino médio, e as estratégias para isso. Seguindo os princípios do próprio PME, então, ocorreu a avaliação do cumprimento das metas do plano:

  • 2 º A primeira avaliação do PME realizar-se-á durante o segundo ano de vigência desta Lei, cabendo à Câmara de Vereadores aprovar as medidas legais decorrentes, com vistas às correções de eventuais deficiências e distorções. (PME - Tremedal [Baixe o documento na íntegra])

Foram apresentadas as metas pela Secretaria de Educação e comentado sobre cada uma pelos professores, coordenadores e diretores presentes. A educação de estudantes especiais e o ensino médio foram os temas mais comentados, sendo destacadas algumas deficiências, que deverão constar nas discussões do Plano para serem melhoradas.

Em outros aspectos foram observados significantes avanços, como a nota do IDEB, índice que mede a educação nos municípios, o acompanhamento das séries iniciais, com reuniões de formação pelo programa PACTO, o cumprimento aproximado dos 200 dias letivos, dentre outros.

A secretaria de educação, Gisele Mary, e os profissionais que participam da construção direta do mesmo, Esdrinéia Alves, Nallyne Celene, Andreia Leite e Mônica Ferraz, destacaram que estão fazendo o possível para alcançar as metas estabelecidas, mas que a participação de todos os envolvidos é de suma importância para a melhora significativa da educação. Além dos profissionais da educação estiveram presentes os vereadores Belarmino Ferraz e Daniel Mgnavita.

Renato Abreu

 

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo o TR Notícias
Clique no botão abaixo e siga o TR Notícias no Instagram
Seguir no Instagram