Milhares de pessoas participam da Romaria das comunidades da Igreja Católica


Publicado em 25/09/2017 | 1741 Impressões | Escrito por


Milhares de pessoas participam da Romaria das comunidades da Igreja Católica

Aconteceu neste domingo a 6ª Romaria das comunidades da Igreja Católica de Tremedal, organizada pelo Padre Mário junto aos grupos comunitários da Igreja. Iniciando na comunidade Vereda de São Felipe e concluindo no povoado São Felipe, com o tema “Preservando a caatinga e o cerrado. Fontes de vida”.

O evento é uma tradição que reúne milhares de fiéis católicos de todas as regiões da cidade e de cidades vizinhas.

Logo cedo as comitivas chegaram à comunidade Vereda onde se organizaram, tomaram café da manhã, se confraternizaram, fizeram reflexões e orações. À tiracolo traziam suas bandeiras, cartazes e faixas, garrafinha de água e lanche para encarar a longa jornada que os aguardava.

Em seguida seguiram em caminhada até a pedreira que está instalada na região desde o início do ano e que tem gerado conflitos com a comunidade local pelo fato de realizar exploração no leito do rio que abastece o manancial desta localidade e sem realizar medidas antipoluentes e antidegradantes ao meio ambiente. Foram realizadas reflexões e apresentações teatrais no local, voltadas para a questão da degradação ambiental local promovida pela atividade mineradora.

Após a caminhada os romeiros seguiram para São Felipe, onde almoçaram de forma coletiva, compartilhando uns com os outros os pratos levados. Outras apresentações foram realizadas e os romeiros visitaram a centenária igreja católica do povoado.

Uma grande missa foi, então, realizada com a presença de cinco padres, das paróquias Piripá, Condeúba, Cordeiros, Tremedal e o visitante de Colatina (Espírito Santo).

Apesar da longa jornada durante todo o dia a animação foi a mesma do começo ao fim, com a presença de idosos e crianças.

romaria     Pedreira

missa      missa

Mais fotos

Renato Abreu

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo o TR Notícias
Clique no botão abaixo e siga o TR Notícias no Instagram
Seguir no Instagram