Moradores próximos a São Felipe protestam contra atividade de Pedreira próxima a represa


Publicado em 2016-12-22 23:45:48 | 2527 Impressões | Escrito por 0


Moradores 

próximos a São Felipe protestam contra atividade de Pedreira próxima a 

represa

Os moradores de regiões próximas a São Felipe, chamadas Jiboia, Marreca e Vereda, vivem momentos de revolta e insatisfação com a atividade de uma Pedreira (empresa de extração de rochas) que se instalou em uma fazenda do local.

O problema é que há uma barragem de grande importância para a região, a barragem do riacho da capivara, próxima ao local onde a empresa realiza a extração, sendo o riacho que deságua na referida represa atingido diretamente, o que poderá resultar em diversos resíduos sendo depositados na represa com a descida da água, o que a tornaria imprópria para o consumo humano.

A barragem tem cerca de 3 quilômetros de extensão e serve a aproximadamente 150 famílias próximas e mais outras tantas que são atendidas em diversas localidades mais distantes através de carros-pipa. Foi cogitado inclusive o encanamento da água desta represa para o povoado São Felipe.

Nesta quinta-feira centenas de moradores se reuniram e manifestaram sua indignação de forma pacífica no local onde a extração está acontecendo. Esteve também presente representante do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), representantes do Meio Ambiente da Prefeitura de Tremedal.

Segundo os moradores, eles já conversaram com o responsável pela empresa, também com representantes do poder público do judiciário do município e exigem a suspenção imediata da atividade de extração de rochas no local. Ainda segundo eles, a empresa paralisou as máquinas, mas afirma ter a licença para atuarem onde estão.

Os moradores não entendem como pode ser permitida a atividade, sabidamente poluente para rios, reservatórios, fauna e flora, próximo de uma represa que abastece uma comunidade, podendo causar posteriormente sérios problemas de saúde aos mesmos, que não têm outra fonte de água, ou até mesmo a morte.

protesto      protesto

protesto      protesto

córrego      riacho

Renato Abreu

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo o TR Notícias
Clique no botão abaixo e siga o TR Notícias no Instagram
Seguir no Instagram