Bahia terá comemoração junina reduzida


Publicado em 2012-05-18 06:22:00 | 2793 Impressões | Escrito por 1


Bahia terá comemoração junina 

reduzida

A seca que atinge a Bahia, considerada a mais rigorosa dos últimos 50 anos, fez com que 228 prefeituras decretassem situação de emergência e provocou o cancelamento da festa de São João em ao menos três cidades. A celebração junina, a mais importante do ano no Estado, é realizada tradicionalmente em todos os 417 municípios baianos.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cordec) estima em 2,6 milhões o número de pessoas afetadas pela estiagem. O município com maior população atingida é o de Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, com 55 mil moradores diretamente prejudicados pela falta d'água.

Na última sexta-feira, a prefeitura de Miguel Calmon, localizada no semiárido baiano, desistiu de fazer a festa e foi seguida pela vizinha Várzea Nova. O prefeito da primeira cidade fez o comunicado durante uma audiência pública, enquanto o da segunda foi a uma rádio local anunciar a decisão aos moradores.

Logo depois, a prefeitura de Tucano, no nordeste baiano, suspendeu as festividades por meio de um decreto municipal. O prefeito destinou a verba municipal para medidas que minimizem a estiagem e avisou que empresários locais podem realizar o evento, desde que usem apenas recursos próprios.

Diante dos cancelamentos, outras cidades com tradicionais comemorações juninas devem desistir de fazer os eventos. O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) reuniu na semana passada prefeitos e representantes das prefeituras em emergência e os orientou a desistirem das micaretas ou festas de São João enquanto a seca durar.

Na reunião, o presidente do TCM, Paulo Maracajá, avisou os prefeitos que eles estão sujeitos a investigação de uso não razoável de recursos municipais e determinou que todos os fiscais regionais do órgão exercerem dura vigilância quanto aos gastos nas cidades.

Tremedal decretou situação de emergência e está passando também por um período grave de falta de chuvas, porém ainda não foi divulgado se haverá festas juninas ou como serão realizadas.

Por SNN - http://www.snn.com.br

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo o TR Notícias
Clique no botão abaixo e siga o TR Notícias no Instagram
Seguir no Instagram