Tremedal Revista|print

Meio ambiente: Comunidade da Ressaca se mobiliza contra exploração Mineradora

Por: Admin, 19/04/2017 - 22:04, acessos: 456, comentário(s): 0 Comunidade da Ressaca se mobiliza contra exploração Mineradora

A comunidade do povoado Ressaca, município Piripá está enfrentando uma questão ambiental com a instalação de uma mineradora em suas proximidades, o que pode vir a afetar os lençóis subterrâneos de água e represas existentes.

A mineradora estacionou suas máquinas no topo da serra, logo acima de onde está localizado o povoado. Esta serra faz a divisa entre as cidades Tremedal e Piripá, estando, do lado de Tremedal, o povoado Bananeira e, do lado de Piripá, o povoado Ressaca. Tão logo souberam da investida da empresa de minério a população local, da Ressaca e também da Bananeira, começou a se preocupar com suas reservas de água, a vegetação e as nascentes de água existentes na serra, já que é sabido que esse tipo de exploração causa muitos danos ao meio ambiente.

Percebendo que a extração realmente iria acontecer, a comunidade da Ressaca iniciou um debate sobre a questão, através de uma iniciativa da associação de produtores rurais e moradores da ressaca, presidida pelo professor Júlio, e do vereador Jovino. Fizeram, então, uma reunião no domingo (16) com a presença de representantes das entidades de Piripá, Prefeitura, Igreja Católica, poder Legislativo e a Pastoral da Terra. Estiveram presentes também a convite da comunidade os advogados Danilo e Maicon Marinho, de Tremedal, que possuem fazenda na serra onde haveria extração de minério.

Na reunião foi informado pelos representantes da Prefeitura que a mesma não fornecera alvará de funcionamento para a empresa. A representante da Pastoral da Terra, Maria Santana, explicou sobre outros casos parecidos com o que a comunidade estava vivenciando e falou sobre os procedimentos a serem feitos. O vereador Miranda ressaltou o apoio do Legislativo e propôs a formação de uma comissão para procurar as soluções para o caso junto à Prefeitura e o Legislativo de Tremedal e outras entidades como Ministério Público.

Foram feitas visitas ao local onde estão as máquinas ao final da reunião e na tarde desta terça-feira (18) com a presença além de representantes da comunidade, também de vereadores e do Prefeito de Piripá, Flávio. Houve uma conversa com representantes da Mineradora e os mesmos afirmaram que suspenderão a atividade no local.

Maria Santana        Padre

Vereador       advogado

extração      extração

Mais fotos

Renato Abreu

Notícias Recentes



©Copyright 2010 - 2017 Tremedal Revista Comunicação e Publicidade Ltda. | Restrito | Edição e Webdesign Gilmar Ribeiro | Renato Abreu